Semana cultural celebra 161 anos de Campina Grande e Jackson do Pandeiro em João Pessoa

O Maior São João do Mundo em Campina Grande / Foto de Emanuel Tadeu / Pexels

A programação cultural de João Pessoa desta semana celebra dois importantes símbolos da música paraibana. Na quinta-feira (9), a Rádio Tabajara dedica programa especial aos 161 anos de Campina Grande, seguida pela inauguração de exposição sobre Jackson do Pandeiro na sexta-feira (10).

O programa Espaço Cultural, apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira das 22h à meia-noite na Rádio Tabajara (105,5 FM), terá três blocos com canções que referenciam Campina Grande e artistas da cidade. O primeiro bloco reunirá músicas como "Bodocongó", na voz de Elba Ramalho, além de interpretações de Jackson do Pandeiro, Marinês, Biliu de Campina, Zito Borborema, Amazan e Capilé.

Os blocos seguintes apresentarão canções de grandes nomes campinenses, incluindo Cassiano, Val Donato, Cabruêra, Sócrates Gonçalves, Vivi Stayner, Toninho Borbo, Zepelim e o Sopro do Cão, Zé Calixto, Bráulio Tavares, Mayana Neiva, Fidélia Cassandra, Lua Alves, João Gonçalves, Genival Lacerda, Juliette e Genival Santos.

O quarto bloco será dedicado ao novo disco do paraibano Juzé, "Mormaço de fogueira", lançado nesta quarta-feira (8), Dia do Nordestino. Juzé é cantor, compositor e ator, tendo atuado em novelas da TV Globo e recebido o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival Internacional de Cinema de Mogi das Cruzes (SP) pelo curta-metragem "Habeas Pinho".

Na sexta-feira (10), às 10h, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) inaugura a exposição "Jackson do Pandeiro – é ritmo, é raiz, é Paraíba" na Unidade Tambaú, localizada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122. O evento contará com apresentação do trio de forró Os Filhos de Jackson, de Alagoa Grande, cidade natal do "Rei do Ritmo".

A mostra permanecerá em cartaz por 60 dias, com entrada gratuita. O material inclui biografia, fotografias, depoimentos, notícias da imprensa, 27 capas de discos e letras de 25 músicas. Quatro grandes painéis abordarão os temas Talento, Cultura, História e Influências do artista na música popular brasileira.

Severino Antônio, conhecido como Bibiu do Jatobá e criador do trio Os Filhos de Jackson, destaca a parceria com a FCJA para perpetuar o legado do músico nascido em 31 de agosto de 1919. O grupo, formado por Júnior Sanfoneiro, Francisco Caé e Anderson Mendes, está na estrada desde 2010.

A Estação Cabo Branco também mantém programação regular com aulões de yoga e dança circular às sextas-feiras, às 16h, com entrada gratuita. As atividades alternam quinzenalmente entre yoga com a professora Tâmisa Tiveroli e dança circular com Lilian Mara Furbetta, do projeto "Alma Feminina". A unidade funciona de terça a sexta-feira das 9h às 18h e nos finais de semana das 10h às 18h.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem