Prefeitura de Campina Grande divulga programação cultural para celebrar 161 anos da cidade

Campina Grande completa 161 anos / Foto: Rondinelle de Paula - Codecom

A Prefeitura de Campina Grande divulgou a programação cultural em comemoração aos 161 anos de elevação da cidade à categoria de município, que será celebrado no próximo sábado (11). As comemorações, organizadas pela Secretaria de Cultura (Secult) por meio de uma ação intersetorial, terão início na quinta-feira (9) e se estenderão até domingo (12), com atividades no Parque Evaldo Cruz e Parque do Povo.

A programação abrange diferentes segmentos artísticos e culturais, oferecendo shows musicais, espetáculos cênicos, feiras de artesanato, mostra de cinema e outras manifestações que destacam a criatividade e o talento local. Entre os destaques musicais estão apresentações de Gitana Pimentel, Eloísa Olinto, Edra Veras, Verônica Ryos, Alex Brasil, Clarissa e Micaella, Varal de Cabaré, além de outros nomes de referência na cena campinense.

Com apoio da FAR Cultural e patrocínio do Instituto Vale Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal, o grupo Quinteto Violado apresenta a turnê nacional "Sertão". O repertório inclui clássicos como "Assum Preto", "Disparada", "Morte do Vaqueiro" e "Asa Branca", misturados a composições autorais e narrativas contadas pelos próprios músicos. Desde 1975, o grupo ultrapassa fronteiras, passando por palcos do mundo inteiro.

O domingo (12), data em que também se celebra o Dia das Crianças, contará com programação especial dedicada ao público infantil, com apresentações artísticas e atividades recreativas, incluindo ações da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) com apoio do Sicredi. O final de semana também terá mais uma edição do "PP Food Festival", organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), reunindo mais de 30 estabelecimentos cadastrados e uma exposição de carros antigos.

Tâmela Fama, secretária de Desenvolvimento Econômico, destacou que o evento dá oportunidade para empreendedores da cidade exporem seus produtos em um local familiar e atrativo. André Gomes, secretário de Cultura, enfatizou que a celebração representa um gesto de amor à história e à força criativa da Rainha da Borborema, onde arte e economia se entrelaçam.

Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697 e elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. O município surgiu a partir de um pequeno sítio que funcionava como ponto de repouso dos tropeiros. A intensa circulação de viajantes estimulou o surgimento de uma feira de gado, que evoluiu para a Feira Central de Campina Grande, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2017. A cidade chegou a ser a segunda maior produtora de algodão do mundo, conquistando o apelido de "Liverpool brasileira".

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem