Governo federal cria câmara temática para fortalecer o turismo doméstico no Brasil

Praia do Gunga - Barra de São Miguel (AL). Foto: Marco Ankosqui

O Ministério do Turismo oficializou a criação da Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, por meio da Resolução CNT/MTur nº 6, publicada no Diário Oficial da União. O colegiado passa a integrar, de forma permanente, o Conselho Nacional de Turismo (CNT) com o objetivo de propor estratégias para impulsionar o crescimento do setor em todo o território nacional.

A Câmara atuará como fórum técnico de assessoramento, com foco na proposição de ações inovadoras, diversificação da oferta turística e estímulo à criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao mercado interno. O grupo terá também a função de sugerir estudos e pesquisas sobre o posicionamento de destinos brasileiros, contribuindo com recomendações técnicas ao Conselho Nacional de Turismo.

A composição da Câmara se destaca pela participação plural de mais de 30 entidades representativas do setor, entre elas a ABAV, BRAZTOA, ABIH, ABLA e representantes de secretarias estaduais e municipais de turismo. Segundo o ministro Celso Sabino, o fortalecimento do turismo doméstico é uma prioridade estratégica, por seu impacto na geração de emprego e na dinamização das economias locais.

O grupo trabalhará em três frentes principais: diversificação de roteiros e experiências, produção de inteligência de mercado e inovação nos canais de venda. A iniciativa visa tornar os atrativos brasileiros mais acessíveis e conectados com as demandas reais dos viajantes.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem