![]() |
Foto: Divulgação / MTUR |
A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, destacou a importância da integração entre governo federal e municípios. "Os desafios da regionalização são alcançados com união de esforços e ações integradas. O PRT mais uma vez mostra a esfera federal próxima aos municípios, com apoio e suporte para programas e projetos", explicou. Durante o evento, foram apresentados os critérios e diretrizes para adesão e permanência no Mapa do Turismo Brasileiro.
A participação social no turismo foi outro tema central abordado durante a programação. A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo, Juliana Oliveira, ministrou palestra técnica enfatizando a necessidade de diálogo com gestores locais. "É muito importante criar esse elo com os gestores e interlocutores municipais. A partir do diálogo, podemos sanar dúvidas e construir soluções juntos, tendo sempre o turismo como a base do desenvolvimento social e econômico das comunidades", afirmou.
A escolha do Centro de Convenções de Campina Grande como sede do evento reforça a estratégia de regionalização do turismo. O complexo, que recebeu investimento de cerca de R$ 49 milhões do Ministério do Turismo, possui 18 mil m² de área construída, sendo 13 mil m² dedicados a feiras e congressos. A estrutura permite que Campina Grande e a Paraíba integrem a rota dos grandes eventos nacionais e internacionais no Brasil, impulsionando o segmento de negócios e favorecendo o desenvolvimento local.