![]() |
| Marcelo Freixo, presidente da Embratur / Foto: Márcio Menasce / Embratur |
A iniciativa resulta da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo formado por representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A marca havia sido lançada nacionalmente em outubro durante a ABAV Expo no Rio de Janeiro, e agora busca conquistar o mercado internacional com foco na sustentabilidade e valorização das comunidades tradicionais.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou durante o evento a importância estratégica da região para o turismo brasileiro. "A Amazônia é uma das nossas maiores riquezas. Temos que cuidar desse nosso patrimônio. Assim, para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitária, a economia verde", afirmou Freixo, ressaltando também a responsabilidade da região que sediará a COP30 em Belém.
A Marca Amazônia adota o slogan "Você muda. A Amazônia muda você" e propõe experiências que vão além do turismo convencional, dando protagonismo aos saberes de indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. O estande brasileiro também apresentou experiências do portfólio Feel Brasil, incluindo a Rota do Combú e a Cozinha Pantaneira, conduzida pelo chef Paulo Machado, além de sorteios de passagens aéreas para Belém e Pantanal em parceria com a TAP Air Portugal.
