Paraíba cria Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá e anuncia agenda de obras em Campina Grande

Foto: José Marques / Secom

O governador João Azevêdo assinou ontem (07), na Granja Santana, em João Pessoa, o decreto de criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral - Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá. A iniciativa visa proteger o sítio arqueológico de arte rupestre, possibilitar pesquisas científicas e promover atividades de educação e interpretação ambiental.

O Governo da Paraíba, através da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), executará obras orçadas em mais de R$ 29,3 milhões no local. A infraestrutura contará com espaço de recepção, conscientização e exposição, lojas de souvenir, sala multiuso para atividades educacionais, sala dos pesquisadores, alojamentos feminino e masculino, restaurante, laboratório e sala de exposição permanente.

A unidade de conservação realizará ações para garantir a conservação da biodiversidade e assegurar a mitigação de carbono atmosférico. O projeto protegerá áreas e biomas da Caatinga e Mata Atlântica, contribuindo para a preservação e restauração da diversidade do ecossistema natural, além de conservar trecho do Rio Ingá, preservando os recursos hídricos utilizados pelas comunidades do Agreste Paraibano.

João Azevêdo destacou que a intervenção será realizada com recursos próprios para dotar o Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá de toda a infraestrutura necessária. O governador informou que já autorizou a Suplan a publicar o edital de licitação. A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, afirmou que a iniciativa representa um marco para a preservação e desenvolvimento sustentável da unidade de conservação.

O prefeito de Ingá, Jan de Manoel da Lenha, agradeceu ao governador pelo investimento que impulsionará a economia do município. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, promotora Cláudia Cavalcante, celebrou a criação do monumento.

João Azevêdo cumpre agenda no dia 13 em Campina Grande em comemoração aos 161 anos da cidade. No Centro de Convenções, o gestor fará o lançamento do Centro de Referência de Economia Criativa e Artesanato da Borborema e assinará as ordens de licitação da pavimentação dos Distritos Industriais Geraldo Dias, Velame, Ligeiro e Queimadas. O governador entregará os 288 apartamentos do Harmony Residence I e II, no bairro Três Irmãs, e as obras de restauração do Cine São José.

Na área da Saúde, inaugurará o Centro de Quimioterapia do Hospital de Clínicas e anunciará novos investimentos no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. As ações integram o conjunto de investimentos do governo estadual para fortalecer o turismo sustentável e a infraestrutura urbana na Paraíba.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem