![]() |
Foto de PNW Production / Pexels |
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o sucesso é resultado de trabalho em equipe com estados e municípios. "O turismo tem que ser colocado em um lugar estratégico para pensar o país com sustentabilidade, responsabilidade climática, geração de emprego e renda, dialogando com o Século XXI. Nossa previsão no plano nacional era chegar a 8 milhões de turistas internacionais em 2027. Vamos chegar este ano. Possivelmente passaremos de 9 milhões. Agora é nossa responsabilidade fazer com que isso seja tendência e não um momento", afirmou.
As rodadas de negócios atenderam segmentos de grande potencial, como afroturismo, luxo e multiprodutos, reunindo compradores internacionais do programa ABAV Buyers Club com empresas brasileiras, destacando o programa Feel Brasil, que valoriza experiências autênticas e de base comunitária. A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, enfatizou a importância do enfoque global: "Pensar no ABAV Buyers Club é pensar em um dos pilares da internacionalização de nosso setor. Nossa proposta é conectar o Brasil e o mundo a partir de negócios e profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do turismo."
O programa Feel Brasil foi representado por 20 experiências que abrangem o território nacional, desde observação de aves da Choca-do-acre e turismo de peixes-boi-marinhos até a expedição Jaguar Express no Pantanal e a revoada dos Guarás na Rota das Emoções. O portfólio incluiu roteiros de cicloturismo na Bahia, trilhas nos cânions do sul, expedições pelo Jalapão, subida ao Monte Roraima e Pico da Neblina, além de experiências culturais como imersão na Aldeia Shanenawa na Amazônia e descoberta da tradição da cerâmica em Icoaraci.
Pela primeira vez, o afroturismo ganhou destaque como negócio durante a Abav Expo 2025. Quinze empreendedores do segmento participaram de rodadas de negócios com compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá. A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, declarou: "É histórico o que está acontecendo na ABAV Expo 2025. Estamos mostrando que o Afroturismo é negócio, que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta."