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Foto: PBTUR / Divulgação |
Entre os principais países emissores estão Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Paraguai e Alemanha, o que indica um avanço na presença internacional da Paraíba no cenário turístico do Nordeste brasileiro.
Em 2019, apenas 0,5% dos turistas internacionais que chegaram ao Brasil tinham a Paraíba como destino final. Naquele ano, isso representava cerca de 31 mil visitantes. Os números mais recentes, no entanto, apontam para uma evolução significativa.
De acordo com o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, a participação do estado em feiras internacionais tem sido um fator determinante para esse crescimento. Ele também destacou o lançamento do Plano Brasis e o avanço das obras no Polo Turístico Cabo Branco como marcos do processo de internacionalização.
Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirmou que os resultados de 2025 demonstram um movimento de crescimento contínuo no interesse de estrangeiros, resultado de ações de divulgação, melhorias na infraestrutura e valorização das riquezas naturais e culturais da região.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apontou que o crescimento da Paraíba reflete a tendência nacional de reposicionamento do Brasil no turismo internacional, impulsionada desde 2023. Ele destacou que o turismo também beneficia a população local, ao movimentar a economia e gerar empregos.
Redação