Bica é reaberta com novas medidas de segurança após recomendações de órgãos públicos

Bica é reaberta ao público em João Pessoa
Foto: Kleide Teixeira / Semam

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara voltou a receber visitantes nesta quinta-feira (18), após um período de fechamento motivado pelo incidente ocorrido no recinto da leoa Leona, no qual um jovem morreu ao entrar irregularmente no local. A reabertura só foi possível depois da adoção de ajustes estruturais e operacionais recomendados por órgãos como o Ministério Público da Paraíba, Sudema, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Metropolitana e comissão especial da Câmara Municipal. Entre as mudanças, o parque passou a funcionar de quarta a domingo, das 9h às 16h.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, explicou que as intervenções visam garantir proteção tanto ao público quanto aos animais. “Reforçamos os procedimentos de segurança, estamos contando com um forte apoio da Guarda Municipal e monitoramento com câmeras com inteligência artificial do programa João Pessoa Smart City”, afirmou. Ele destacou ainda a necessidade de ajustes operacionais: “Diminuímos os dias de visitação para que possamos ter mais tempo para nos dedicarmos aos trabalhos internos, de zeladoria e manutenção e reforço da segurança”.

O gestor reforçou a importância da colaboração dos visitantes no cumprimento das normas de uso. “A população precisa atender às normas. É preciso que a gente conte com essa colaboração, que as pessoas possam atender as orientações da equipe técnica”, declarou. Entre as providências, estão reforço das barreiras de proteção, readequação de percursos, protocolos específicos para recintos de felinos e aprimoramento das rotinas de manejo e bem-estar animal.

A diretora do Parque, Milenna Simões, celebrou a reabertura após 17 dias. “Fizemos um trabalho maravilhoso aqui para receber os nossos visitantes. Estamos esperando você, para contemplar esse espaço e viver momentos incríveis”, disse. A visitante Vivian Silveira Ribeiro Borba esteve no local com o filho Noah, de 5 anos, e relatou a expectativa da criança: “Meu filho ficou muito triste durante esse tempo em que o espaço esteve fechado. Hoje é um momento de muita alegria e emoção voltar a passear no Parque”.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem