Fim do terrorismo pode impulsionar turismo nas regiões do leste e sudeste da Turquia

Foto de Arefin Shamsul / Pexels

O anúncio do desarmamento do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), no norte do Iraque, representa um marco importante para a segurança da Turquia e o desenvolvimento do setor turístico. Essa ação integra a iniciativa governamental “Turquia livre de terrorismo” e deve impactar diretamente regiões do leste e sudeste do país, como Şanlıurfa, Mardin, Van e Hakkari, que historicamente sofreram com restrições devido a conflitos armados.

Segundo Mehmet İşler, presidente da Associação de Empresas Turísticas e de Hospedagem do Egeu (ETIK), a estabilidade é condição fundamental para atrair turistas e investidores. İşler destacou que a segurança permitirá a retomada de investimentos por redes hoteleiras, agências de turismo, companhias aéreas e operadores de cruzeiros. Ele acrescenta que o aumento do fluxo turístico nessas regiões promoverá o crescimento do turismo de luxo, cultural e personalizado, elevando os gastos médios por visitante.

Além do impacto direto no turismo, İşler aponta que o fim do conflito deve estimular o desenvolvimento econômico local, com geração de empregos e ampliação da infraestrutura turística. A expectativa é que a Turquia diversifique sua oferta turística, consolidando-se como um destino anual, que vai além do tradicional apelo de sol, mar e praias, integrando riqueza cultural, religiosa e gastronômica.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem