Brasil lança plano de marketing internacional para fortalecer presença turística no exterior

Foto: Alessandra Serrão / MTUR

Durante a abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit, realizada nesta segunda-feira (19) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o governo federal lançou oficialmente o Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, batizado de “Plano Brasis”. O documento é a primeira das 20 ações estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e representa uma nova fase na promoção internacional dos destinos brasileiros.

O plano foi elaborado por meio de consulta pública e com a colaboração da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo, vinculada ao Conselho Nacional de Turismo (CNT). Ele sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, e tem como foco a construção de uma identidade turística forte e competitiva para o Brasil, com o objetivo de ampliar a visibilidade do país até 2028 no mercado global de viagens.

Entre as metas principais estão o aumento no número de visitantes estrangeiros, a elevação da receita com o turismo receptivo, a distribuição mais equilibrada do fluxo de turistas entre os destinos nacionais e o fortalecimento da governança do setor. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o plano é uma ferramenta moderna e estratégica para reposicionar o Brasil entre os grandes destinos globais. “Estamos colocando o Brasil novamente no mapa dos grandes destinos globais. Esse novo plano é uma ferramenta moderna, estratégica e construída de forma colaborativa para projetar a imagem do país com mais força, identidade e competitividade”, afirmou.

O Plano Brasis apresenta uma segmentação dos mercados internacionais em quatro categorias distintas:

1.Mercados Consolidados – Envolvem países onde o Brasil já possui forte presença turística, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. A estratégia é manter e diversificar as ações nesses destinos.

2. Mercados Essenciais – Incluem países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido. Nestes, o objetivo é ampliar e qualificar a atuação para fortalecer a imagem brasileira.

3. Mercados de Crescimento – Demandam maior esforço para reforçar a notoriedade do Brasil, como Canadá, Colômbia, Itália, México, Países Baixos, Peru e Suíça.

4. Mercados de Oportunidade – Envolvem destinos como África do Sul, Austrália, Bélgica, Bolívia, China e Japão. Neles, o plano propõe ações intensificadas para diversificar a demanda e expandir a presença brasileira.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o Visit Brasil Summit e o lançamento do plano representam uma nova etapa para a internacionalização do turismo brasileiro. “Estamos fortalecendo nossa conectividade e colocando o Brasil em uma posição de vanguarda na disputa por viajantes globais”, declarou.

O evento também contou com a participação do presidente do Sebrae Nacional, Delcio Lima, que enfatizou o papel dos pequenos negócios na cadeia do turismo. “Os micro e pequenos empresários, que representam 97% da força de trabalho no país, são fundamentais para essa estratégia de promoção e desenvolvimento do setor”, afirmou.

Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit se propõe a ser um espaço de articulação e cocriação entre representantes do setor público e privado. Realizado em formato híbrido, o evento oferece programação presencial e acesso online gratuito a profissionais do setor, empreendedores e estudantes.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

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