Estados Unidos dobrará taxa do ESTA para visitantes de países do programa de isenção de visto

New York / Foto de Michał Ludwiczak / Pexels

O governo dos Estados Unidos anunciou que vai dobrar a taxa para solicitação do ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), elevando o valor de 21 para 40 dólares. A mudança, já aprovada por meio da lei conhecida como One Big Beautiful Bill Act, ainda não tem data definida para entrar em vigor, mas afetará cidadãos de 41 países participantes do Programa de Isenção de Visto, como Reino Unido, França, Espanha, Japão, Polônia, Portugal e Letônia.

A medida faz parte de uma nova política de turismo voltada para a modernização da infraestrutura aeroportuária, reforço na equipe de controle de fronteiras e preparação para eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2026 e as Olimpíadas de 2028. Com a estimativa de crescimento do fluxo turístico global, o aumento da taxa busca garantir segurança e eficiência na entrada de visitantes, além de financiar melhorias em todo o processo de recepção.

O ESTA permite que viajantes elegíveis entrem nos EUA por até 90 dias, para turismo, negócios ou conexão, sem necessidade de visto. A autorização, válida por dois anos ou até o vencimento do passaporte, pode ser utilizada em múltiplas entradas no país.

Embora o novo valor represente um aumento significativo, principalmente para turistas frequentes, ele ainda está abaixo das taxas cobradas em solicitações de visto convencionais. Autoridades americanas garantem que a cobrança extra visa preparar o país para um turismo mais robusto e não representa um obstáculo à entrada de estrangeiros.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem