![]() |
Foto: Renato Vaz / Embratur |
Entre os destaques da participação brasileira está o anúncio da retomada do voo direto da TAP entre Lisboa e Porto Alegre (RS), suspenso em 2024 devido a desafios climáticos no estado. Além disso, um novo voo ligando Lisboa a Fortaleza (CE) entrará em operação a partir de 1º de abril. A conectividade aérea tem sido um fator estratégico para impulsionar o turismo entre os dois países.
O Rio Grande do Sul se destaca como uma das regiões em recuperação no turismo internacional, registrando um crescimento de 95,1% na chegada de visitantes estrangeiros em janeiro de 2025, o maior percentual já registrado no estado. Na BTL, o destino será promovido ao lado de Minas Gerais e da Rota das Emoções, que abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
A Embratur também apresentará os segmentos de Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo, Aventura e Esportes. Os resorts brasileiros serão promovidos como referência em infraestrutura e hospitalidade, incluindo destinos como a Rota das Emoções e a Rota das Falésias. Além disso, um empreendimento de luxo em Ouro Preto (MG) será apresentado como opção diferenciada no turismo cultural.
A diversidade turística do Brasil será evidenciada por meio da promoção de destinos históricos e culturais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraty, Salvador, Recife e Olinda. No segmento de turismo de natureza, destaque para o Parque Nacional de Anavilhanas e Novo Airão, no Amazonas, além dos destinos Pantanal e Bonito.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a relação histórica entre Brasil e Portugal e a importância de ampliar a conectividade aérea. Em fevereiro, as agências de promoção turística dos dois países firmaram um acordo para compartilhar dados e aprimorar estratégias conjuntas de divulgação. “Nosso objetivo é tornar os destinos brasileiros ainda mais acessíveis e atrativos para os turistas portugueses, apresentando experiências autênticas e uma diversidade natural e cultural incomparável”, afirmou Freixo.
Os portugueses já demonstram forte interesse pelo Brasil, que lidera as escolhas em viagens de longa distância para esse público, superando concorrentes caribenhos. Em 2024, o fluxo de turistas portugueses aumentou 19,67%, alcançando 218.354 visitantes. No mesmo ano, os voos entre os dois países totalizaram 11.823 operações, oferecendo 3,31 milhões de assentos para destinos brasileiros operados pelas companhias TAP, Azul e Latam.
Além do reforço na conectividade aérea, Brasil e Portugal oficializaram o Plano de Ação 2025-2027 do Acordo de Cooperação Bilateral em Turismo. O documento, assinado na 14ª Cimeira Luso-Brasileira, prevê iniciativas voltadas para a troca de conhecimento, sustentabilidade no turismo e a ampliação do fluxo de visitantes entre os dois países. A estratégia conjunta reforça a cooperação e aproximação cultural e econômica entre Brasil e Portugal, consolidando o turismo como um pilar essencial nessa relação bilateral.
Redação