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Foto: Fábio Marques - MTUR |
A oficina do Mapa do Turismo Brasileiro teve como foco a regionalização como estratégia para definir as regiões turísticas do país, facilitando o desenvolvimento e a promoção do setor de forma organizada e sustentável. Os gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer a documentação necessária para a inserção no Mapa do Turismo, bem como os critérios que os municípios precisam cumprir. Além disso, eles puderam entender melhor o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social de suas regiões.
A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, destacou a importância da regionalização do turismo como uma estratégia eficiente para fortalecer os municípios com oferta turística principal e aqueles que atuam como destinos de apoio e oferta complementar.
O MTur está trabalhando na construção de uma nova metodologia para o Mapa do Turismo, com previsão de lançamento em 2025, em atendimento à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027.
A prefeita de Monte Santo (BA), Silvana Matos, compartilhou sua experiência na oficina e como pretende implementar as ações em seu município, com o objetivo de fortalecer o turismo religioso na região. Já o secretário municipal de Turismo de Águas Lindas (GO), Wilson Carvalho, destacou a importância do Mapa do Turismo para buscar recursos do governo federal e impulsionar o crescimento do município.
O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística comprovada que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Para integrar o Mapa, o município deve atender a critérios como possuir uma secretaria ou departamento de Turismo, contar com uma Lei Orçamentária específica, ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR, manter um Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba de atividades turísticas no sistema.