![]() |
| Foto: ASN PB |
No litoral, um dos destaques é a rota Encantos do Rio Paraíba, entre a praia do Jacaré, em Cabedelo, e Forte Velho, em Santa Rita. O roteiro inclui vivências com marisqueiras, culinária tradicional de frutos do mar e iniciativas de sustentabilidade ambiental. Também fazem parte dessa região as rotas Caminhos do Rio Mamanguape, Saberes do Vale do Mamanguape e Terra dos Potiguaras, que reúnem elementos da cultura indígena e do ecoturismo.
No interior, os roteiros valorizam o brejo paraibano, com experiências ligadas à gastronomia, arquitetura, turismo religioso e atividades rurais. Estão entre os destaques as rotas Caminhos da Fé e Criatividade, em Areia, Bananeiras e Solânea; Caminhos da Paixão, em Cuité; Vale das Uvas, em Natuba; Ciclos do Brejo, em sete municípios da região; além da Rota das Flores, em Pilões, e do Ecoparque Angicos, em Bananeiras.
Para Regina Amorim, os roteiros evidenciam o potencial turístico dos municípios. “Todo município pode ser turístico, desde que você tire a venda dos olhos e enxergue os saberes, os viveres, o jeito de ser e de viver, a gastronomia do lugar, os artistas”, afirmou. Os passeios são comercializados por agências de turismo receptivo da RedePB ConectaTUR, com necessidade de agendamento prévio de 24 horas.
