Professor deixa engenharia e siderúrgica para ensinar gastronomia na Paraíba

Foto de Elevate / Pexels

A trajetória de Tássio Medeiros, professor do curso de Gastronomia da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante do Ecossistema Ânima, exemplifica como a educação pode transformar vidas. O pernambucano deixou para trás os cálculos e o trabalho em uma das maiores siderúrgicas do país para recomeçar em João Pessoa. "Quando cheguei a João Pessoa, percebi que era hora de zerar o jogo e começar do zero em algo que realmente fizesse sentido pra mim. A culinária sempre foi uma paixão, mas eu só entendi que poderia viver dela quando encontrei o curso de Gastronomia", relembra Tássio. A decisão de trocar a engenharia pela gastronomia marcou o início de uma nova fase profissional e pessoal.

O recomeço levou Tássio à FPB, onde se matriculou no curso de Gastronomia. Em apenas um ano e meio de formação, ainda como aluno, ele já ocupava o cargo de Chef em um grande hotel da capital paraibana. "Eu comecei minha jornada na gastronomia como aluno da FPB, e pela estrutura de cozinha que vi, optei pela instituição. Ela me deu base, me ajudou a crescer e, mais tarde, me formou também como docente", conta. Durante a graduação, descobriu afinidade especial pela panificação e confeitaria, o que o levou a São Paulo para se especializar em Panificação e Confeitaria pela Universidade Anhembi Morumbi e participar de cursos com o chef Rogério Shimura, referência internacional na área.

O sucesso profissional abriu caminho para o retorno à FPB como docente em 2021. Convidado por antigos professores, Tássio passou a atuar também como responsável técnico do curso, apoiando a coordenação e participando do desenvolvimento de projetos que aproximam os alunos da realidade do mercado gastronômico. "Ser professor é um exercício diário de aprendizado. A FPB me formou como aluno e agora me forma como docente. A cada semestre, eu aprendo mais, fico mais criativo e motivado para criar experiências que inspirem os estudantes", comenta. Em suas aulas, defende que a gastronomia vai além dos pratos e receitas, estimulando os alunos a participarem de ações de impacto comunitário e eventos de extensão.

Hoje, Tássio Medeiros representa uma geração de professores que encontram na docência uma forma de retribuir o que aprenderam. "A cada semestre que passa eu fico mais maduro, mais motivado e criativo para criar novos projetos para os alunos. Eu quero que eles também se encontrem na área, como eu me encontrei", diz o professor. Sua história demonstra o poder transformador da educação tanto para quem aprende quanto para quem ensina. "A instituição, além de me formar como aluno, também está me formando como docente. Ela me dá todas as ferramentas e o suporte para que eu possa crescer na área e brilhar", conclui.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem