João Pessoa receberá primeira escola de paraciclismo do Brasil

Foto: Divulgação

João Pessoa vai receber a primeira escola de paraciclismo do Brasil. O anúncio foi feito pelo prefeito Cícero Lucena na quinta-feira (16), durante o Campeonato Mundial de Paraciclismo, realizado no Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) homenagearam o prefeito durante o evento, em reconhecimento ao apoio que a Prefeitura de João Pessoa tem dado ao ciclismo e ao paraciclismo.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o trabalho de incentivo às modalidades e o compromisso da gestão com o esporte inclusivo foram fatores determinantes para que a capital paraibana fosse escolhida como sede da primeira unidade do país. "Receber essa escola em João Pessoa é uma grande honra. Significa que estamos no caminho certo ao promover o esporte como ferramenta de cidadania, acessibilidade e superação", declarou Cícero Lucena.

A escola de paraciclismo terá como objetivo formar novos atletas, promover a reabilitação por meio do esporte e estimular a prática esportiva entre pessoas com deficiência. A iniciativa servirá como modelo para implantação em outras cidades brasileiras, com o objetivo de ampliar as oportunidades e fortalecer o movimento paralímpico nacional.

João Pessoa sediou em setembro a 3ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, competição que integra o calendário nacional da CBC e soma pontos para o ranking mundial. Foram dois dias de provas, contrarrelógio individual e resistência, com atletas de diversas partes do País. A cidade também sedia pelo quinto ano a Gran Fondo Brasil, competição de ciclismo com nova etapa marcada para domingo (19). A iniciativa integra as ações da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem