O MEDTROP tem se consolidado como o segundo maior congresso mundial na área de medicina tropical, ficando atrás apenas da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (ASTMH). A programação 2025 destacará os avanços no conhecimento sobre doenças transmissíveis, com ênfase em agravos de relevância para a saúde pública no Brasil e no mundo, especialmente aquelas causadas por agentes infecciosos transmitidos por vetores. Serão abordadas inovações em diagnóstico, tratamento, vacinas e estratégias de controle, além das ações dos programas do Ministério da Saúde para o enfrentamento dessas doenças no Sistema Único de Saúde.
A edição 2025 conta com mais de 3 mil trabalhos submetidos, 5 conferências magnas, 99 mesas-redondas, 66 miniconferências, minicursos e oficinas de trabalho. A programação será enriquecida por três eventos satélites: 40ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 28ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses (ChagasLeish 2025); XII Workshop Nacional da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB e 10º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas.
O MEDTROP é reconhecido por sua abordagem multiprofissional, reunindo especialistas de diversas áreas para propor soluções integradas aos principais desafios das doenças tropicais. Com uma média de mais de 3 mil participantes anuais, a expectativa para 2025 é superar esse número, consolidando o evento como um dos principais congressos científicos da área no Brasil e no mundo. O congresso promove discussões sobre temas cruciais para a vigilância em saúde nos estados e municípios, com participação de especialistas nacionais e internacionais, além de técnicos dos programas de controle do Ministério da Saúde.
