![]() |
Aluska Oliveira: do Direito à Gastronomia / Foto: Divulgação |
O nome da empresa combina "Alu", sílaba inicial do nome da empreendedora, com "past", de antepastos. Segundo Aluska, "a gastronomia sempre veio de um lugar de afeto para mim, receber as pessoas em casa e cozinhar para elas me deixa feliz. Foi nessa linha que nasceu o projeto."
A Alupast's oferece três principais serviços: buffet para eventos, delivery de aperitivos e cestas personalizadas. "Temos a preocupação de oferecer para os clientes um atendimento personalizado, por isso costumamos fazer parceria com sommeliers com o objetivo de harmonizar os nossos produtos com as bebidas, seja vinho ou espumantes", explica a empresária.
O negócio começou sem investimento externo. "Eu comecei literalmente com a cara e a coragem e uma coisa foi puxando a outra", relata Aluska. Inicialmente, tentou vender para supermercados e delicatessens, mas devido à inadimplência, decidiu focar no consumidor final, abrindo o primeiro ponto físico.
Os principais desafios enfrentados envolveram estrutura, adaptação de processos e estruturação de equipes. "Fui desenvolvendo novas receitas, implantando novos itens ao cardápio e com isso gerou muitos desafios quanto a estrutura", conta a empreendedora.
Para o futuro, Aluska planeja abrir um espaço para receber clientes em noites de vinho. "Gostamos da ideia dessa noite interativa com o intuito de criar conexões com os clientes, de preferência com uma sommelier em loja", revela. Ela não pretende expandir para fora do estado, mantendo o foco na produção artesanal.
Sobre as tendências do setor, a empresária observa que "as pessoas estão buscando opções informais, eventos mais intimistas e talvez isso seja uma consequência da pandemia". Quanto aos presentes, destaca que "as pessoas estão buscando valor, significado e cuidado em cada detalhe".
Como mulher empreendedora na Paraíba, Aluska identifica como principal desafio "conciliar a vida pessoal da vida profissional". Seu conselho para outras empreendedoras é direto: "Acredite no que você faz. Se você acredita no seu trabalho e no que você entrega em qualquer segmento que seja, não desista."
A lição mais importante do empreendedorismo, segundo ela, é que "a disciplina e resiliência são tão importantes quanto talento. Ter paixão pelo que faz é essencial, mas é constância, a organização e a capacidade de se adaptar que realmente sustentam o negócio no longo prazo."