![]() |
Foto: Hugo Bellenger / Secom |
A abertura contou com a assinatura simbólica do documento de candidatura por representantes dos nove estados nordestinos, em cerimônia realizada no Palácio de Belas Artes de Lille. Segundo o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, o festival materializou o compromisso político e social em torno do reconhecimento internacional do gênero e consolidou o apoio do Iphan para a submissão oficial da candidatura em março de 2026.
Durante quatro dias, mais de 60 artistas paraibanos integraram a programação ao lado de músicos de outros estados e convidados franceses. O público acompanhou shows de nomes como Elba Ramalho, Santanna, Del Feliz, Mestrinho, Luizinho Calixto, além da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. O festival também incluiu oficinas de sanfona, literatura de cordel, xilogravura, exposições, palestras e mostras audiovisuais que reforçaram a dimensão cultural do forró de raiz.
O evento foi resultado de 16 meses de articulações entre o Governo da Paraíba, a Associação Cultural Balaio Nordeste, o Consórcio Nordeste e instituições francesas como Lille3000, Museu de Belas Artes de Lille e Câmara Municipal. A participação de governadores do Rio Grande do Norte e Sergipe reforçou a representatividade política do festival, que teve como objetivo fortalecer o intercâmbio cultural e abrir caminho para o reconhecimento do forró no cenário internacional.