Alta do turismo esportivo impulsiona viagem de torcedores do Flamengo ao Catar

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O turismo esportivo consolidou-se como um dos principais motores da indústria global de viagens, deixando de ser um nicho para assumir protagonismo econômico. Segundo o estudo Sports Tourism Market Size, Share & Industry Analysis 2024–2032, da Fortune Business Insights, o setor foi avaliado em US$ 618,69 bilhões em 2024 e projeta ultrapassar US$ 2 trilhões até 2032. No Brasil, dados do Ministério do Turismo indicam que 40% dos viajantes entre 25 e 34 anos planejam viagens motivadas por eventos esportivos. Esse cenário reflete-se na mobilização da torcida do Flamengo, que, após a conquista do tetracampeonato da Libertadores no último sábado (29), organiza-se para acompanhar o time na Copa Intercontinental da Fifa, em Doha, no Catar.

A competição internacional impõe uma logística financeira significativa aos torcedores. De acordo com levantamento divulgado pela CBN Paraíba, o orçamento para acompanhar a trajetória do clube pode variar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. O maior impacto recai sobre as passagens aéreas, que oscilam entre R$ 6.500 e R$ 11.000 para voos saindo do Rio de Janeiro. A hospedagem em hotéis de três a quatro estrelas próximos ao Estádio Ahmed bin Ali custa entre R$ 260 e R$ 780 a diária. Já os ingressos variam conforme a fase: as primeiras rodadas custam entre R$ 29 e R$ 72, enquanto a decisão contra o PSG pode chegar a R$ 365.

O calendário do Flamengo no Oriente Médio começa no dia 10 de dezembro, no Dérbi das Américas contra o Cruz Azul (México). Caso avance, o time enfrenta o Pyramids (Egito) no dia 13, pela Copa Challenger, buscando vaga na final do dia 17 contra o campeão europeu. Além da disputa imediata, o título continental garantiu ao clube carioca uma vaga no Mundial de Clubes de 2029. A EBC informa que a Confederação Sul-Americana tem direito a seis vagas para o torneio de 2029, incluindo os campeões da Libertadores entre 2025 e 2028.

O movimento gerado pelo futebol integra uma tendência maior que inclui outras modalidades no Brasil, como a Fórmula 1 e a NFL. O GP de São Paulo de 2026 inicia suas vendas neste mês de dezembro, enquanto o Rio de Janeiro se prepara para receber o primeiro jogo da liga de futebol americano na América do Sul em 2026. A Fortune Business Insights aponta que o turismo passivo — focado em espectadores — deve concentrar 59% da demanda global, evidenciando como grandes eventos transformam cidades-sede em destinos cobiçados e movimentam toda a cadeia produtiva do turismo.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

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