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Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil |
A região Nordeste concentrou 45% do faturamento e 44% dos embarques domésticos, seguida pelo Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%). Em relação à origem dos viajantes, o Sudeste foi responsável por 62% dos embarques, seguido pelo Sul (15%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%).
Os produtos turísticos mais comercializados incluíram experiências na natureza e parques temáticos, com Beto Carrero World e Beach Park nas primeiras posições. Os cruzeiros ocuparam a terceira colocação, seguidos pelas Cataratas do Iguaçu e passeios de jangada. O perfil dos viajantes mostra predominância da geração X (45 a 65 anos), representando 34% do público.
No âmbito internacional, o Brasil participou da elaboração da Declaração do Rio de Janeiro durante a Cúpula do BRICS, realizada no Museu de Arte Moderna. O documento estabelece diretrizes para turismo regional, sustentável e de nômades digitais entre os países membros do bloco.
A declaração aborda o fortalecimento das estratégias de turismo regional, ações voltadas para turismo sustentável e resiliente, além da formulação de diretrizes para o turismo de nômades digitais. O texto menciona o compromisso com a cooperação internacional e o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O Rio de Janeiro registrou crescimento de 54,6% no número de turistas dos países BRICS entre janeiro e abril de 2025, recebendo 11,9 mil visitantes dessas nacionalidades, comparado aos 7,7 mil do mesmo período em 2024.
O programa "Conheça o Brasil", implementado desde 2023, tem como objetivo incentivar viagens domésticas através da ampliação da conectividade aérea. A iniciativa inclui parcerias com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
Redação