Sessenta praias e marinas brasileiras avançam para certificação Bandeira Azul na temporada 2025/2026

Foto: Divulgação / Programa Bandeira Azul Brasil

O Brasil poderá ampliar sua presença no cenário internacional da sustentabilidade turística com a pré-aprovação de 60 praias e marinas para a certificação Bandeira Azul na temporada 2025/2026. A lista, que contempla localidades de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, foi aprovada pelo Júri Nacional do programa e será encaminhada à etapa final de avaliação pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca.

Reconhecido por estabelecer exigências rigorosas, o selo Bandeira Azul é concedido a destinos que cumprem 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental. A iniciativa é coordenada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), com participação do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Embratur e demais entidades do setor.

Entre os destaques da nova seleção estão praias inéditas no processo, como José Gonçalves (Búzios-RJ), Foguete (Cabo Frio-RJ), Vermelha (Penha-SC) e dos Molhes do Atalaia (Itajaí-SC). Santa Catarina teve o maior número de candidaturas pré-aprovadas, com destaque para Bombinhas e São Francisco do Sul, que tiveram cinco praias indicadas cada uma.

O Brasil, que atualmente lidera a América do Sul em número de praias e marinas com o selo (49), segue avançando na qualificação de suas áreas costeiras e estruturas náuticas. A cerimônia nacional de entrega das Bandeiras Azuis está prevista para outubro, com data e local ainda a serem confirmados.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem