![]() |
Prefeito Cícero Lucena inaugurou a nova Praça de Iemanjá Fotos: Sérgio Lucena / Secom-JP |
A Praça de Iemanjá, localizada no final da Avenida Cabo Branco, em João Pessoa, foi entregue revitalizada pela Prefeitura nesta quarta-feira (3). O espaço, que havia ficado quase uma década abandonado e foi alvo de vandalismo em 2016, recebeu investimento superior a R$ 650 mil em obras de recuperação.
O projeto contemplou novo paisagismo, iluminação em LED, ciclovia, calçadas de passeio, bancos de concreto, arquibancadas, vagas de estacionamento e acessibilidade. A estátua de Iemanjá, decapitada em 2016, foi restaurada e agora está protegida por vidro, além de contar com câmeras de monitoramento anunciadas pelo prefeito Cícero Lucena. “Teremos câmera aqui com reconhecimento facial para ajudar a proteger a segurança não só das instalações, mas também daqueles que porventura façam a opção de visitar a qualquer hora do dia ou da noite”, afirmou.
![]() |
A estátua de Iemanjá |
A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Carla Uedler, ressaltou que a inauguração representa “um momento de reparação histórica, valorização da cultura afro-brasileira e reconhecimento da fé dos povos de terreiro”. Já Elialdo de Iemanjá, da Federação Paraibana de Tradições Afrodescendentes, lembrou que o espaço é símbolo de resistência: “A festa de Iemanjá é o maior símbolo, mas a praça é o segundo maior símbolo”.
Com a entrega, a Prefeitura soma 21 praças concluídas e 11 em andamento, dentro de seu programa de revitalização de espaços urbanos.
Redação