![]() |
Rosália Lucas participa de reunião da CIIMB / Foto: Secom-PB |
Na quarta-feira, dia 7 de maio, foi realizada em Cabaceiras uma reunião para apresentação dos Planos Táticos do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba (PDTTUR 2022-2030). O encontro reuniu representantes da PBTUR, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), CINEP, SEBRAE, gestores municipais e empresários do setor. O PDTTUR, financiado pelo Governo do Estado e CINEP, busca impulsionar o turismo de forma descentralizada, integrando regiões e fortalecendo economias locais.
No mesmo dia, 7 de maio, a secretária da SETDE, Rosália Lucas, participou em Castelo Branco, Portugal, da reunião mensal do Conselho da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB). A Paraíba foi apresentada aos líderes dos oito municípios da CIMBB, destacando seu potencial turístico, comercial, industrial, artesanal e de economia criativa. Foram distribuídos materiais promocionais e discutidas oportunidades de cooperação entre as regiões.
Durante a apresentação em Portugal, foi ressaltada a integração de João Pessoa e Campina Grande à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, nas categorias de Artes Midiáticas e Artesanato e Arte Popular, respectivamente. A CIMBB também possui cidades na rede, como Castelo Branco (Artesanato) e Idanha-a-Nova (Música), fortalecendo os laços para intercâmbio cultural e criativo.
Complementando a agenda em Portugal, três artesãs paraibanas iniciaram na segunda-feira, 5 de maio, uma capacitação internacional em Castelo Branco. Esta ação é resultado de uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP), SETDE, SEBRAE, UNESCO e o Governo da Paraíba. A escolha de Castelo Branco se alinha ao fato de a cidade, assim como João Pessoa, integrar a Rede UNESCO de Cidades Criativas no segmento de Artesanato e Arte Popular.
A missão das artesãs e a visita oficial reforçam o acordo de cooperação assinado em março entre João Pessoa e Castelo Branco, visando compartilhar experiências, fortalecer economias criativas, promover o turismo cultural e preservar tradições artesanais. A agenda incluiu a participação em eventos locais, como o lançamento de um desfile de moda que apresentará peças criadas pelas artesãs paraibanas.
Redação