![]() |
| Abrajet Paraíba no lançamento do catálogo digital sobre Sivuca / Foto: Divulgação |
O desenvolvimento começou em setembro, quando o prefeito Dr. Cláudio Neto, o secretário de Cultura Fábio Rodrigues e Vilma de Oliveira, sobrinha de Sivuca, participaram da apresentação do projeto em sala de aula. Em outubro, a jornalista Rosa Aguiar, da Abrajet-PB, que produziu documentário com Sivuca nos anos 1990 em Campo Grande, Itabaiana, foi convidada pelos alunos. "Acredito que é importante que as pessoas saibam quem foi esse gênio e como conseguiu chegar tão longe, com o seu talento. Então, essas informações são fundamentais", declarou Rosa Aguiar. Ela apresentou exemplos de museus digitais como Anne Frank e Ipiranga.
José Vieira Neto, presidente da Abrajet-PB, destacou o caráter histórico do projeto. "O que vemos diante de nós não é apenas um catálogo multimídia. É um gesto vanguardista, histórico, que honra a memória de um dos maiores artistas que a Paraíba já deu ao mundo: Sivuca", afirmou. O presidente reconheceu o trabalho do professor Romero Rodrigues. "Há projetos que nascem grandes, este aqui nasceu gigante", declarou. Ele também destacou o papel da Prefeitura de Itabaiana. "É assim que se faz política cultural: unindo universidade, poder público e comunidade", afirmou. A Abrajet-PB completa 40 anos em 2026.
O secretário municipal destacou a importância do projeto para a economia, inovação tecnológica, cultura e turismo de Itabaiana. Romero Rodrigues também coordenou projeto pioneiro do Casarão Zé Rufino em Areia. O QR Code será disponibilizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Espaço Cultural Sivuca), Secretaria de Cultura de Itabaiana, Prefeitura e outros órgãos públicos. Sivuca foi músico e instrumentista paraibano de Itabaiana com reconhecimento internacional.
