![]() |
Foto: CACB |
Em 2024, o Brasil recebeu 653,8 mil visitantes chilenos, número bem superior aos 458,5 mil registrados em 2023. Já o número de brasileiros que viajaram ao Chile saltou de 485.933, em 2023, para 787.096 em 2024. Nos três primeiros meses de 2025, 286.910 turistas chilenos já visitaram o Brasil, enquanto o Chile recebeu 76.741 brasileiros no mesmo período.
O fortalecimento do turismo bilateral tem como base o Plano de Ação assinado em 2024 entre os dois países, que prevê o aumento da conectividade aérea, promoção conjunta de destinos, intercâmbio técnico e atração de investimentos. Entre as iniciativas em curso estão a retomada do voo direto Brasília-Santiago e o lançamento de novas rotas entre Santiago e cidades como Belo Horizonte.
Atualmente, o Chile é o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, enquanto o Brasil ocupa a terceira posição entre os países que mais enviam visitantes ao Chile. Segundo a ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, há também interesse em ampliar a presença de voos chilenos para estados do Norte brasileiro.
Outro ponto de cooperação é a participação conjunta em iniciativas regionais, como a Rede Latino-Americana de Governos para Atração de Investimentos e a Declaração de Buenos Aires sobre Turismo Gastronômico Regional, firmada por seis países sul-americanos.
As ações de integração incluem ainda o avanço da Rota Bioceânica de Capricórnio, corredor logístico que conectará portos brasileiros a terminais chilenos no Pacífico, com previsão de conclusão até 2026.
Redação, com Assessoria