![]() |
| Imagem gerada por IA. |
Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a implementação do sistema busca fortalecer a relação de confiança com a sociedade. “Transparência é um valor essencial para uma gestão responsável. Com esse painel, qualquer pessoa pode acessar as informações a qualquer hora, o que contribui para uma administração mais ética, eficiente e próxima da sociedade”, afirmou o titular da pasta. A ferramenta é voltada para empresários, gestores públicos e pesquisadores que necessitem acompanhar os indicadores dos investimentos realizados.
O Fungetur opera como um mecanismo de crédito para fortalecer o setor, oferecendo recursos para capital de giro, compra de equipamentos, realização de obras e modernização de empreendimentos. Para acessar o financiamento, as empresas, incluindo micro e pequenos negócios, devem estar registradas no Cadastur. Com o certificado regular, o empresário pode solicitar o crédito em uma das mais de 30 instituições financeiras habilitadas.
As condições de financiamento do fundo incluem um teto de até R$ 15 milhões, com juros em torno de 5% ao ano acrescidos de índices de correção. Os prazos para pagamento variam conforme a modalidade: até 60 meses para capital de giro e até 240 meses para obras, construção, reforma e ampliação. A carência pode chegar a cinco anos, dependendo da linha contratada.
