Obras de requalificação do Pavilhão do Chá são iniciadas em João Pessoa

Foto: Sérgio Lucena / Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (26), os trabalhos de requalificação do Pavilhão do Chá, localizado na Praça Venâncio Neiva, Centro da capital. O evento de abertura incluiu apresentações culturais e a entrega da jardinagem do equipamento. As obras são resultado de parceria entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro). A proposta é transformar o espaço em polo de cultura, gastronomia, educação profissional e convivência.

O prefeito Cícero Lucena reafirmou o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e destacou a importância da parceria institucional. "A Prefeitura assume a condição de viver esse novo momento do tamanho da nossa cidade, do compromisso do Poder Executivo Municipal, do Poder Legislativo Municipal, da parceria com Fecomércio, o Sesc e o Senac da Paraíba", afirmou. Ele acrescentou que a recuperação do Centro Histórico representa um momento de crescimento sustentável para a cidade.

O secretário de Inovacentro, Thiago Lucena, destacou que a revitalização do Pavilhão do Chá foi um dos primeiros projetos pensados pela equipe da pasta. "Revitalizar o Pavilhão do Chá é realmente trazer sustentabilidade a esse espaço. E essa ideia de trazer o Sesc, o Senac e a Fecomércio para instalar um restaurante-escola aqui é realmente trazer um serviço que vai formar mão-de-obra para o mercado", afirmou. Ele ressaltou que a iniciativa representa o uso adequado de recursos públicos e a otimização da requalificação do Centro Histórico.

No novo modelo de gestão, o Sesc ficará responsável pela programação cultural do espaço, com implantação de atividades artísticas permanentes, ações educativas, exposições e apresentações musicais. O Senac implantará um restaurante e um café-escola, que funcionarão como ambientes de aprendizagem prática para alunos dos cursos de gastronomia e hospitalidade. O diretor da Fecomércio, Guilherme Coutinho, afirmou que o projeto "representa a atenção valorosa à história, a cultura e ao potencial humano da nossa cidade".

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem