![]() |
| Kuala Lumpur / Foto de Umar Mukhtar / Pexels |
Em 2021, o então CEO do Malaysia Convention and Exhibition Bureau, Abdul Khani Daud, estabeleceu metas ambiciosas para o setor: "A Malásia trabalha para tornar sua indústria de eventos de negócios uma das cinco melhores do mundo dentro de dez anos, em linha com o Plano Estratégico de Marketing de Eventos de Negócios da Malásia 2021-2030". O plano prevê que viajantes MICE representem 3% do total de chegadas ao país até 2030, gerando aproximadamente 25.833 oportunidades de emprego.
A visão estratégica tem se materializado através da realização de eventos de alto nível, incluindo a 47ª Cúpula da ASEAN e conferências setoriais como o Global Travel Meet e o World Tourism Conference. Para os próximos anos, o país já confirmou a realização do Global Health Security Conference 2026, Energy Tech Summit Asia 2026 e o 85º Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas 2027.
As vantagens competitivas da Malásia incluem localização geográfica privilegiada no sudeste asiático, conectividade multimodal, suporte governamental e privado através de organizações especializadas, opções de turismo pós-evento com ofertas culturais diversificadas e excelente relação custo-benefício. Como observou Datuk M Gandhi, presidente da MACEOS, o país se posiciona como porta de entrada para mercados globais, servindo como ponto de encontro para diversas indústrias e organizações de interesse especial.
