![]() |
| Foto: Secom PB |
Entre as experiências apresentadas está a Rota do Canto, primeira rota institucionalizada de observação de aves da Paraíba, que conecta os municípios de Dona Inês e Serra da Raiz. O Parque Estadual Pedra da Boca, no Agreste, também aparece como um reduto de biodiversidade, com ações do projeto Passarinhando nas UCs. Na região da Serra do Teixeira, municípios como Matureia e Teixeira fortalecem o segmento com trilhas e o projeto Passarinhando no Jabre.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, avaliou que a inclusão no catálogo é resultado de um esforço contínuo. “O turismo de natureza tem sido um dos pilares da promoção do Destino Paraíba. O reconhecimento do Ministério do Turismo reforça que estamos no caminho certo, investindo em projetos que valorizam o território, criam oportunidades para as comunidades e ampliam a visibilidade do estado no mercado nacional”, afirmou.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou o impacto estratégico do segmento. “Estar no catálogo do Ministério do Turismo significa fortalecer a presença do estado em um mercado qualificado e crescente, além de reafirmar nosso compromisso com um modelo de turismo que beneficia pessoas e preserva nossos ecossistemas”, ressaltou. As experiências mapeadas consolidam a Paraíba como um destino competitivo e sustentável no setor.
