![]() |
| A nova Praça do Surfista, em Intermares / Foto: Secom |
A revitalização da Praça do Surfista envolveu a implantação de grama esmeralda, vegetação ornamental e árvores de pequeno e médio porte. A iluminação pública foi substituída por luminárias LED, e foram instalados bancos de concreto e lixeiras seletivas de 50 litros. Dois quiosques comerciais de 56,78 m² cada foram construídos com infraestrutura que inclui cozinha, banheiros adaptados e área externa com capacidade para 100 lugares. Os tradicionais quiosques de coco do local foram mantidos e integrados ao novo projeto.
Na Rua Cleto Campelo, conhecida como Rua da Balsa, foram entregues os quiosques de número 3 e 4, dando continuidade ao projeto de reurbanização da via de acesso ao ferry boat Cabedelo-Lucena. As estruturas possuem revestimento cerâmico, instalações adequadas e área coberta com mesas. O projeto completo tem orçamento de R$ 1,5 milhão e é realizado em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A previsão é que todas as estruturas comerciais sejam concluídas até janeiro de 2026.
O empresário Erasmo e Souza, que opera há oito anos no local, assinou termo de permissão para sua lanchonete na Praça do Surfista. Na Rua da Balsa, a comerciante Carolaine Ferreira, do antigo Bar do Geraldo, relatou espera de quase dois anos pela nova estrutura. A moradora Zélia Pessoa, residente em Intermares há 26 anos, comentou sobre as mudanças na praça. O projeto da Rua da Balsa contempla ainda a construção de praça com áreas verdes, padronização de calçadas e nova iluminação pública.
