Companhias aéreas americanas registram quase 3 mil cancelamentos e mais de 10 mil atrasos

Imagem gerada por IA.

O sistema de aviação civil dos Estados Unidos enfrentou uma das maiores disrupções do ano, com 2.947 cancelamentos de voos e 10.350 atrasos registrados em um único dia. As principais companhias aéreas do país, incluindo Delta, JetBlue, American Airlines, Southwest e Envoy Air, foram afetadas pela crise operacional que atingiu aeroportos em cidades como Atlanta, Dallas, Alexandria, Chattanooga e Springfield. A situação foi agravada por problemas operacionais e escassez de pessoal relacionada ao shutdown do governo americano.

A Delta Air Lines foi a companhia mais impactada, registrando 586 cancelamentos, equivalentes a 16% de seus voos programados, além de 1.295 atrasos que representaram 37% de suas operações diárias. Os principais hubs da empresa em Atlanta e Dallas foram particularmente afetados, com o aeroporto Hartsfield-Jackson International registrando 1.096 atrasos (42% dos voos) e 458 cancelamentos (17%). A American Airlines teve 326 cancelamentos (9% dos voos programados) e 1.256 atrasos (35%), enquanto a Southwest Airlines enfrentou 246 cancelamentos (5%) e 813 atrasos (42%).

Outras companhias também sofreram impactos significativos. A JetBlue registrou 84 cancelamentos (9% dos voos) e 189 atrasos (35%), com problemas concentrados em rotas entre Nova York, Boston e Flórida. A Envoy Air, afiliada regional da American Airlines, teve 116 cancelamentos (11%) e 407 atrasos (39%). Companhias menores como SkyWest registraram 334 cancelamentos (12%) e 675 atrasos (25%), enquanto a United Airlines reportou 213 cancelamentos (7%) e 698 atrasos (36%).

O efeito cascata dos cancelamentos e atrasos se espalhou por todo o país, afetando aeroportos desde Phoenix Sky Harbor até Chicago O'Hare. Passageiros ficaram retidos em terminais superlotados, com muitos tendo que buscar voos alternativos ou acomodações de emergência. A taxa de atraso de 42% em algumas companhias causou congestionamentos significativos nos aeroportos, sobrecarregando equipes de solo e criando um cenário de frustração generalizada entre os viajantes. A crise evidenciou a necessidade de sistemas mais resilientes no transporte aéreo americano.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

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