![]() |
| WTM Londres 2025 / Foto: WTM / Divulgação |
Outros países da região também demonstraram interesse no mercado europeu. O México ocupa a sexta posição mundial em recepção de turistas, tendo Espanha e Reino Unido como principais mercados após Estados Unidos e Canadá. O Equador considera a Europa seu terceiro maior mercado, com visitantes principalmente da Espanha, Reino Unido e Alemanha. Cuba, por sua vez, busca fortalecer conexões com o mercado britânico, apesar das limitações impostas pela política externa americana.
No cenário nacional, o Brasil avança na estruturação de segmentos turísticos específicos. O Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco, lançou o primeiro diagnóstico sobre turismo de observação de aves no país. O estudo, coordenado pela bióloga Cecília Licarião, reuniu dados de mais de 2.600 participantes e identificou a necessidade de profissionalização do setor, que possui grande potencial econômico e conservacionista.
Em Roraima, iniciativas de turismo inclusivo ganham reconhecimento nacional. O projeto Turistea, desenvolvido pelo Centro de Atendimento ao Autista da Assembleia Legislativa estadual, concorre ao Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria "Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo". A iniciativa capacita profissionais do turismo para atendimento adequado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e organiza passeios inclusivos em pontos turísticos locais.
