![]() |
| Banda 5 de Agosto / Foto: Daniel Silva |
No evento da Capital, as apresentações começam às 17h30 nesta quinta (27) com o Curta Ópera PB, grupo de canto lírico formado em 2024 pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D'Araújo e pelo pianista Daniel Seixas, sob regência do maestro Carlos Anísio. Na sequência, a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com formação completa de 30 músicos, executando repertório de jazz, blues e clássicos da música popular brasileira e nordestina. Na sexta (28), após a ópera, o combo instrumental da Rubacão sobe ao palco com os músicos Caio Bertazzoli (bateria), Lucas Silva (contrabaixo), Ana Miranda (piano), Sabiano Araújo (trombone) e Gilbert Monteiro (saxofone). A escritora Valéria Lins do Rego Veras, neta do romancista José Lins do Rego, visitou o projeto recentemente e declarou estar "maravilhada" com a iniciativa de "trazer crianças e adultos para escutar música boa".
Em Guarabira, o Festival Rota Cultural Raízes do Brejo, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo local até domingo (30), tem como tema "Raízes da Cultura Popular em sua Cidade". A Banda 5 de Agosto fará show regional na Praça João Pessoa com repertório que inclui Meu sublime torrão, Baião, Feira de mangaio, Paraíba meu amor, Paraíba joia rara e Sebastiana. O maestro Rogério Borges afirmou que "a ideia de levar o nosso trabalho além das fronteiras de João Pessoa nos agrada muito, pois isso faz com que outras pessoas conheçam o trabalho e nossos músicos". O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a participação da banda "é uma forma de interação com outros municípios, trocando experiências artísticas, estéticas, revelando as potencialidades das culturas de João Pessoa".
O secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Clemilson França, ressaltou que o apoio da Funjope "representa muito mais do que uma colaboração técnica, é um gesto simbólico de integração entre cidades que compreendem a força transformadora da arte". A programação do "Viva o Centro com Música" pode ser acompanhada pelo perfil @vivaocentrocommusica nas redes sociais. O projeto integra o programa "Viva o Centro a Pé", que inclui visitas guiadas a locais históricos como Centro Cultural São Francisco, Igreja do Carmo, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e Mosteiro de São Bento, além de ações de requalificação urbana e realização de eventos culturais. A programação completa do Festival em Guarabira está disponível no Instagram da Rota Cultural.
