Agenda cultural paraibana reúne ópera, jazz e música regional em eventos na Capital e no Brejo

Banda 5 de Agosto / Foto: Daniel Silva

A programação cultural da Paraíba concentra duas iniciativas nesta semana, com apresentações artísticas em João Pessoa e Guarabira. Na Capital, o projeto "Viva o Centro com Música", promovido pela Prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria de Turismo, Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec-JP), recebe o grupo Curta Ópera PB e a Big Band Rubacão Jazz nesta quinta (27) e sexta (28), na Academia Paraibana de Letras (APL), no Centro Histórico. No Brejo, a Banda 5 de Agosto se apresenta na sexta (28) durante a 6ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo, em Guarabira, com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Ambos os eventos têm entrada gratuita.

No evento da Capital, as apresentações começam às 17h30 nesta quinta (27) com o Curta Ópera PB, grupo de canto lírico formado em 2024 pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D'Araújo e pelo pianista Daniel Seixas, sob regência do maestro Carlos Anísio. Na sequência, a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com formação completa de 30 músicos, executando repertório de jazz, blues e clássicos da música popular brasileira e nordestina. Na sexta (28), após a ópera, o combo instrumental da Rubacão sobe ao palco com os músicos Caio Bertazzoli (bateria), Lucas Silva (contrabaixo), Ana Miranda (piano), Sabiano Araújo (trombone) e Gilbert Monteiro (saxofone). A escritora Valéria Lins do Rego Veras, neta do romancista José Lins do Rego, visitou o projeto recentemente e declarou estar "maravilhada" com a iniciativa de "trazer crianças e adultos para escutar música boa".

Em Guarabira, o Festival Rota Cultural Raízes do Brejo, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo local até domingo (30), tem como tema "Raízes da Cultura Popular em sua Cidade". A Banda 5 de Agosto fará show regional na Praça João Pessoa com repertório que inclui Meu sublime torrão, Baião, Feira de mangaio, Paraíba meu amor, Paraíba joia rara e Sebastiana. O maestro Rogério Borges afirmou que "a ideia de levar o nosso trabalho além das fronteiras de João Pessoa nos agrada muito, pois isso faz com que outras pessoas conheçam o trabalho e nossos músicos". O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a participação da banda "é uma forma de interação com outros municípios, trocando experiências artísticas, estéticas, revelando as potencialidades das culturas de João Pessoa".

O secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Clemilson França, ressaltou que o apoio da Funjope "representa muito mais do que uma colaboração técnica, é um gesto simbólico de integração entre cidades que compreendem a força transformadora da arte". A programação do "Viva o Centro com Música" pode ser acompanhada pelo perfil @vivaocentrocommusica nas redes sociais. O projeto integra o programa "Viva o Centro a Pé", que inclui visitas guiadas a locais históricos como Centro Cultural São Francisco, Igreja do Carmo, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e Mosteiro de São Bento, além de ações de requalificação urbana e realização de eventos culturais. A programação completa do Festival em Guarabira está disponível no Instagram da Rota Cultural.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem