![]() |
Imagem gerada por IA. |
Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmam buscar viagens que proporcionem pausa, calma e conexão com a natureza. Esta tendência foi batizada pela rede de "hushpitality", ou "hospitalidade do silêncio". Locais que valorizam a simplicidade, o bem-estar e o vínculo humano devem ser os mais desejados nos próximos anos. A pesquisa ouviu 14.009 adultos com planos de viajar nos próximos 12 meses, entre 9 e 30 de junho de 2025, além de reunir insights de mais de 5 mil colaboradores da rede e mil membros do programa de fidelidade "Hilton Honors".
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a transformação representa uma oportunidade de consolidar o Brasil como referência mundial em turismo de natureza e experiências autênticas. "O novo viajante quer mais do que belas paisagens, ele busca conexão, propósito e pertencimento. O Brasil é um país privilegiado nesse sentido, porque reúne diversidade natural, cultural e humana em um só território", afirma Sabino. O ministro destaca que o compromisso é "promover um turismo que acolha, inspire e transforme, fortalecendo destinos que ofereçam qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão social".
As ações do Ministério do Turismo estão alinhadas a este novo cenário, com políticas voltadas à promoção do turismo sustentável, à valorização de comunidades locais e à qualificação de serviços. O objetivo é garantir experiências que unam conforto, autenticidade e respeito ao meio ambiente, aproveitando a diversidade natural, cultural e humana do território brasileiro para atender às novas demandas dos viajantes que buscam propósito e bem-estar em suas jornadas.