Paraíba ganha santuário que promete atrair peregrinação nacional e realiza concerto inédito e feira literária internacional

 

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba / Foto: Secom

A Paraíba concentra entre outubro e novembro dois grandes eventos culturais e a inauguração de um santuário que promete inserir o estado na rota nacional do turismo religioso. No Sertão paraibano, o Santuário de Deus Pai Todo Poderoso foi inaugurado ontem, terça (28), no alto da montanha que divide os municípios de Malta e Condado. A obra da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus levou 11 anos para ser concluída e funcionará aos sábados e domingos, das 8h às 17h. O santuário promete colocar a Paraíba na rota nacional de peregrinação, atraindo fiéis de todo o país.

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta nesta quinta (30), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, em João Pessoa, um repertório que inclui a estreia da "Segunda Dança Brasileira", obra inédita do compositor paraibano José Siqueira. O concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do violinista Mychel Melo Brito como solista na "Fantasia de Concerto para Violino e Orquestra, Opus 33", de Nicolai Rimsky-Korsakov.

Em Campina Grande, a 8ª edição da Feira Literária Internacional de Campina Grande acontece de 10 a 16 de novembro no Museu de Arte e Ciência. O evento conta com 96 lançamentos de livros, participação de 2.643 alunos de 32 escolas públicas e presença dos escritores Sérgio Vaz e Jeferson Tenório. A programação inclui ainda a nova Residência Literária Internacional, com Alberto Banal, da Itália/Brasil, e Guadalupe Merki, da Argentina.

Os três eventos representam diferentes segmentos do turismo cultural paraibano. O turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano no Brasil, segundo o Ministério do Turismo, enquanto a FLIC consolida Campina Grande como polo literário regional. O maestro Durier destaca que "a Orquestra Jovem empreende uma verdadeira ousadia com um repertório bastante eclético, com toque brasileiro, fantasia da Rússia, inspiração no folclore sueco e música inspirada na astrologia e mitologia romana".

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem