![]() |
Basílica de Nazaré, Belém / Foto: Bruna Brandão - MTUR Destinos |
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o apoio representa o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do turismo religioso e regional da Amazônia. Os recursos serão destinados à infraestrutura e organização da festividade, reconhecendo o Círio como uma das maiores celebrações católicas mundiais. Em 2024, a festividade atraiu aproximadamente 2 milhões de pessoas e gerou impacto econômico superior a R$ 190 milhões, beneficiando setores como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços. A expectativa é que a edição de 2025 supere esses números, reforçando o potencial do turismo religioso como motor de crescimento sustentável.
A celebração principal do Círio será transmitida ao vivo no domingo (12), a partir das 10h, pelo YouTube do Ministério do Turismo, TV Brasil Internacional e Canal Gov. A abertura contou ainda com o espetáculo "Bendito Encontro", na Praça Santuário, apresentando artistas católicos como Padre Cavalcante, Walmir Alencar, Felipe Alcântara, Davison Silva e Rafael Morel. O evento reuniu devotos, autoridades e turistas em uma manifestação que une fé, tradição e cultura popular paraense.
O investimento no Círio integra um conjunto de iniciativas do Ministério do Turismo para fortalecer o segmento religioso, incluindo o fomento ao Cadastur para formalização de prestadores de serviços turísticos e financiamentos através do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur). Dados oficiais indicam que o turismo religioso é responsável por 8,1 milhões de viagens domésticas anuais motivadas pela fé, número que alcança 18 milhões incluindo excursionistas. O segmento movimenta cerca de R$ 15 bilhões anuais e gera emprego, renda e oportunidades para milhares de brasileiros em todo o país.