Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul para fortalecer turismo esportivo

Rota Turística de Futebol do Mercosul / Fotos: Roberto Castro/Mtur

A América do Sul passa a contar com uma rota turística dedicada ao futebol, ligando estádios emblemáticos de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O lançamento, conduzido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério do Esporte, marca o encerramento da presidência pro tempore brasileira no Mercosul e tem como objetivo impulsionar o fluxo de visitantes e promover integração regional.

A iniciativa é guiada pela marca “Visit South America” e busca transformar o futebol em motor de experiências integradas e sustentáveis, com foco em ampliar o turismo esportivo. “Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino. A ideia é valorizar tanto a dimensão cultural dos estádios quanto o potencial econômico do turismo.

O projeto contempla estádios e museus de referência, como Maracanã, Allianz Parque e Mané Garrincha no Brasil; La Bombonera e Más Monumental na Argentina; Centenário no Uruguai; Museu CONMEBOL no Paraguai; Parque Estádio Nacional no Chile e Hernando Siles na Bolívia. Os critérios de escolha incluem relevância histórica, atratividade turística, infraestrutura e oferta de visitas guiadas e acervos de memória.

Parte dos estádios, como Maracanã, Neo Química Arena, Beira-Rio e Mané Garrincha, receberá jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. O Governo Federal destaca que, além da atração esportiva, o torneio será um marco para a inclusão e o fortalecimento do futebol feminino, promovendo oportunidades para meninas e mulheres em todo o país.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem