![]() |
| Rota Turística de Futebol do Mercosul / Fotos: Roberto Castro/Mtur |
A iniciativa é guiada pela marca “Visit South America” e busca transformar o futebol em motor de experiências integradas e sustentáveis, com foco em ampliar o turismo esportivo. “Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino. A ideia é valorizar tanto a dimensão cultural dos estádios quanto o potencial econômico do turismo.
O projeto contempla estádios e museus de referência, como Maracanã, Allianz Parque e Mané Garrincha no Brasil; La Bombonera e Más Monumental na Argentina; Centenário no Uruguai; Museu CONMEBOL no Paraguai; Parque Estádio Nacional no Chile e Hernando Siles na Bolívia. Os critérios de escolha incluem relevância histórica, atratividade turística, infraestrutura e oferta de visitas guiadas e acervos de memória.
Parte dos estádios, como Maracanã, Neo Química Arena, Beira-Rio e Mané Garrincha, receberá jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. O Governo Federal destaca que, além da atração esportiva, o torneio será um marco para a inclusão e o fortalecimento do futebol feminino, promovendo oportunidades para meninas e mulheres em todo o país.
