![]() |
| Imagem gerada por IA. |
Desde 2023, o documento pode ser acessado e impresso através do Meu SUS Digital, disponível em aplicativo ou site. Para viajantes vacinados antes de 2023 ou que não encontrem o documento no sistema, a solicitação deve ser feita pelo Portal de Serviços do Governo Federal, onde o pedido será analisado e o certificado ficará disponível para download em até 10 dias úteis.
Fernando Virgolino, coordenador da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, destaca que a vacinação contra febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e a recomendação se aplica também para algumas regiões do Brasil. A vacina é dose única e confere imunidade duradoura, devendo ser tomada com pelo menos 10 dias antes da viagem para que o corpo desenvolva imunidade adequada.
Além da febre amarela, o Ministério da Saúde recomenda que viajantes mantenham o calendário vacinal atualizado com imunizações contra sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano e poliomielite. A vacinação contra Covid-19 também é requisito em vários países, sendo aceito o Certificado Nacional de Vacinação disponível no Meu SUS Digital em português, inglês e espanhol. Para vacinados a partir de 2023, o processo envolve acessar o Meu SUS Digital, fazer login com conta Gov.br, localizar a opção de vacinas e baixar o certificado. Para vacinados antes de 2023, é necessário acessar o Portal Gov.br, enviar a carteira de vacinação e aguardar análise da solicitação.
