Iphaep lança plaquete sobre o primeiro governador da Capitania da Paraíba e FCJA prepara site da Revolução de 1930

Foto: Secom-PB

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), por meio do Grupo de Estudos Brasil-Holandês, lança neste sábado (13), às 10h, na Livraria do Luís, no Centro de João Pessoa, a plaquete Dr. Servaes Carpentier: Relatório sobre a Capitania Holandesa da Parahyba. O material, à venda por R$ 40, é a terceira edição do grupo de pesquisa e apresenta relatos sobre Carpentier, que governou a capitania entre 1635 e 1636. Entre suas ações estão a reforma da Fortaleza de Cabedelo e a mudança do nome da então Filipeia de Nossa Senhora das Neves para Frederika.

A publicação dá continuidade a outras duas edições lançadas pelo grupo: Adeus ao Brasil: carta de despedida de Maurício de Nassau (2023) e Descrição Geral da Capitania da Paraíba, de Elias Herckmans (2024). Os organizadores destacam que a iniciativa busca ampliar a compreensão sobre o Brasil Holandês, período considerado complexo e ainda pouco explorado na historiografia nacional.

Também no campo da preservação histórica, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) desenvolve um site dedicado à Revolução de 1930, evento que completa 95 anos em 2025. A plataforma, parte do projeto 1930 – A Caminho do Centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais, vai reunir documentos, textos, imagens, áudios e vídeos relacionados ao movimento que depôs o presidente Washington Luís e levou Getúlio Vargas ao poder.

De acordo com o professor Jivago Barbosa, coordenador da iniciativa, o site será constantemente atualizado e terá colaboração aberta de instituições e cidadãos que possuam registros sobre o período. O objetivo é facilitar o acesso de estudantes, professores e pesquisadores ao material digitalizado, além de estimular novas abordagens sobre os desdobramentos históricos e sociais da Revolução de 1930.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem