FCJA inaugura exposição em homenagem a Jackson do Pandeiro em João Pessoa

Foto: Arquivo Portal SescSP

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) abre no dia 26 de setembro a exposição “Jackson do Pandeiro – é ritmo, é raiz, é Paraíba”, na Unidade Tambaú, em João Pessoa. A mostra reúne biografia, discografia, fotografias, depoimentos, notícias e registros da mídia sobre José Gomes Filho, o paraibano de Alagoa Grande que se tornou conhecido em todo o Brasil como Jackson do Pandeiro, o “Rei do Ritmo”.

O público terá acesso a cerca de 20 painéis com imagens raras e informações sobre a vida e a obra do artista, incluindo letras de 25 músicas, detalhes cronológicos de sua discografia e registros de parcerias importantes, como com Luiz Gonzaga. Um painel especial destaca as influências de Jackson sobre outros músicos brasileiros, com depoimentos de João Bosco, Gilberto Gil, Alceu Valença, Lenine, Marinês, Elino Julião e Genival Lacerda. A abertura contará com apresentação do grupo musical Os Filhos de Jackson.

A exposição, aberta a agentes culturais, estudantes e público em geral, ficará disponível por 60 dias na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122, Bairro de Tambaú. A iniciativa valoriza a memória da música nordestina, preservando a herança cultural de Jackson do Pandeiro e suas contribuições ao forró, coco, baião, xote, xaxado, samba, frevo e outros gêneros musicais.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem