![]() |
Festa do Bode Rei/ Foto: Ascom Cabaceiras |
A criação do Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA), em 2021, ampliou a visibilidade dessa tradição, reunindo mais de três mil artesãs. O espaço funciona como vitrine de comercialização e centro de capacitação, com cursos que unem inovação e preservação cultural. Histórias como a da rendeira Nita, de Camalaú, mostram a transformação do artesanato em fonte de renda mais estruturada e valorizada.
Em 2015, a Rota Cariri Cultural expandiu o projeto para dez municípios, integrando roteiros rurais, ecológicos e culturais. Cidades como Sumé, Camalaú, São João do Tigre e Taperoá passaram a receber visitantes interessados em vivenciar tradições, mestres da cultura popular e a natureza da caatinga. Cabaceiras, com sua vocação cinematográfica, consolidou-se como “Roliúde Nordestina”, com mais de 50 produções filmadas, incluindo “O Auto da Compadecida”.
Além da valorização da cultura e do artesanato, novas rotas surgiram, como o Caminho das Águas e a Rota dos Lajedos, associando preservação ambiental, festivais e práticas esportivas. A participação de mestres da música, da poesia e do artesanato, aliada à integração de empreendedores locais, fez do cariri referência em turismo sustentável no Brasil.
Nesta sexta-feira (26), Monteiro sedia a comemoração dos 25 anos do Pacto Novo Cariri, no Centro de Treinamento e Capacitação Educacional e de Cultura Alexandre da Silva Brito, a partir das 17h. O evento celebra a trajetória de um projeto que consolidou o cariri como modelo de desenvolvimento territorial pautado em cultura, cooperação e inovação.