Turismo do bem-estar deve movimentar 1,3 trilhão de dólares e se consolida como tendência global

Foto de Lucas Pezeta / Pexels

O turismo do bem-estar surge como um dos principais destaques no setor turístico em 2025, segundo a 6ª edição da Revista Tendências do Turismo, publicada pelo Ministério do Turismo. Dados do Global Wellness Institute (GWI) indicam que esse segmento deve movimentar cerca de 1,3 trilhão de dólares até o final do ano. A busca crescente por saúde integral, longevidade, descanso e experiências que favoreçam o equilíbrio emocional está transformando a forma como as pessoas planejam suas viagens.

Essa mudança de comportamento tem impulsionado a personalização de roteiros turísticos. Empresas como a Byway observam um aumento na demanda por viagens sob medida, com propostas que valorizem a individualidade dos viajantes. A tendência é por destinos tranquilos, que proporcionem vivências profundas, promovam reconexão interior e ofereçam experiências voltadas à desconexão tecnológica e à desintoxicação mental.

A publicação também destaca iniciativas nacionais que fortalecem essa nova demanda. O movimento “Conheça o Brasil”, criado em 2023 pelo Ministério do Turismo, busca incentivar o turismo doméstico com foco em experiências diversificadas, como o bem-estar. Entre as ações está o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Abear para ampliar o acesso à aviação e estimular o fluxo de visitantes. O objetivo é não apenas dinamizar o setor, mas também gerar emprego, renda e desenvolvimento em diferentes regiões do país.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem