Cuba enfrenta forte queda no turismo e se distancia dos níveis pré-pandemia

Foto de Yuting Gao / Pexels

O setor de turismo cubano, historicamente um dos pilares da economia da ilha, registra uma queda acentuada em 2025. Dados da Oficina Nacional de Estatísticas e Informação (ONEI) apontam que apenas 981.856 turistas visitaram o país entre janeiro e junho, número 25% inferior ao mesmo período de 2024. Com esse desempenho, a meta governamental de 2,6 milhões de visitantes no ano parece cada vez mais distante. O cenário atual pode representar um dos piores resultados do turismo cubano em quase vinte anos, desconsiderando o período pandêmico.

A retração se estende aos principais mercados emissores. O Canadá, tradicionalmente o maior mercado internacional para Cuba, apresentou queda de 25,9% no número de visitantes. A Rússia teve redução ainda maior, de 43,5%. Também houve perdas significativas vindas de países como Estados Unidos, Alemanha, França, México, Argentina, Espanha e Itália. A única exceção foi a Colômbia, com pequeno crescimento de 2,4%. Ao mesmo tempo, destinos concorrentes no Caribe, como Punta Cana (República Dominicana) e Cancún (México), registram recuperação e crescimento no turismo pós-pandemia.

A queda está relacionada a um conjunto de fatores internos e externos. Cuba atravessa o quinto ano consecutivo de recessão econômica, com retração de 1,1% no PIB em 2024. O governo atribui as dificuldades ao endurecimento das sanções dos Estados Unidos, restrições nas transações internacionais e problemas no fornecimento de energia. A redução nas conexões aéreas internacionais também compromete a retomada do turismo. Enquanto isso, o Departamento de Estado dos EUA afirma que as dificuldades econômicas decorrem de falhas administrativas e políticas autoritárias, críticas que aprofundam as tensões diplomáticas e dificultam o acesso a novos mercados.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem