![]() |
Festival de Inverno das Serras terá show musical de Kevin Ndjana / Foto: Divulgação |
O evento é fruto da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e diversas instituições parceiras, entre elas o Sebrae PB, o Senar, o Sesc, o Empreender Paraíba, a Fundação Espaço Cultural, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com apoio interinstitucional, o festival busca valorizar a produção cultural local, fortalecer a economia criativa e ampliar o fluxo de visitantes em municípios fora do litoral.
O FIS será realizado anualmente em seis cidades: Serra da Raiz, Araruna, Dona Inês, Cacimba de Dentro, Cuité e Barra de Santa Rosa. Segundo o secretário de Cultura do Estado, Pedro Santos, a proposta do evento é unir cultura e turismo como motores de desenvolvimento econômico e social. “Estamos oferecendo uma experiência que vai além do entretenimento. O festival estimula a economia local e cria oportunidades para comunidades, artistas e empreendedores da região”, afirmou.
A programação inclui também atividades de ecoturismo, como trilhas guiadas até pontos turísticos naturais, a exemplo da Cachoeira da Mijona, do Mirante do Tambor, do Cruzeiro e da Loca da Nega. Para os visitantes, a cidade oferece ainda atrativos como o Lajedo do Alto e uma vista panorâmica da zona rural a partir das áreas de mata preservada. O festival reforça o potencial de Serra da Raiz como destino de inverno, apostando na integração entre natureza, cultura e gastronomia para atrair diferentes perfis de turistas.
Redação, com Assessoria