Cadastur cresce 8,2% no primeiro semestre de 2025 e reforça formalização do turismo no país

Foto: Freepik / MTUR

O Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) registrou um aumento de 8,2% no número de inscritos no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. O total de prestadores de serviços turísticos formalizados no sistema do Ministério do Turismo passou de 166.409 para 180.049, representando um acréscimo de 13.640 registros.

A região Norte foi a que mais cresceu proporcionalmente, com alta de 24,31%. Destacam-se os estados do Pará (51,77%), Roraima (26,39%) e Rondônia (20,98%). A região Sul ocupou a segunda posição em crescimento percentual (10,14%), com destaque para Paraná (17,44%) e Santa Catarina (10,32%). Em números absolutos, o Sudeste lidera o ranking com mais de 82 mil registros, embora com um aumento mais modesto de 6,61%.

O Centro-Oeste e o Nordeste apresentaram crescimentos próximos, de 6,37% cada. Entre os estados dessas regiões, o Maranhão (19,96%), a Paraíba (25,92%) e o Piauí (14,21%) se destacaram.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o aumento reflete o fortalecimento da política de formalização no setor. Segundo ele, a ampliação do alcance do Cadastur visa garantir mais segurança jurídica aos prestadores de serviços e melhor qualidade ao turismo brasileiro. A formalização é considerada essencial para o crescimento sustentável do setor e para a geração de empregos.

O Cadastur é um sistema que reúne informações sobre meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos e guias de turismo. O cadastro é gratuito e obrigatório para algumas categorias. Além de proporcionar visibilidade, ele facilita o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e programas de qualificação.

Redação, com Assessoria

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem