Netflix e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo audiovisual no Brasil

Foto: Márcio Menasce / Embratur

A Netflix e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) anunciaram, durante o Rio2C, um acordo de cooperação que visa promover o turismo brasileiro por meio do audiovisual. A iniciativa reconhece o papel estratégico das produções nacionais na valorização cultural, projeção internacional e desenvolvimento econômico.

O lançamento foi realizado no painel “Netflix e Embratur apresentam uma nova temporada — chegou a hora de viver a sua própria história”, com a participação de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix, e da atriz Fernanda Souza, apresentadora do reality "Ilhados com a Sogra", gravado em praias de São Paulo e Alagoas.

Inspirada em ações semelhantes desenvolvidas pela Netflix em países como França e Espanha, a parceria prevê a produção de um vídeo promocional que associará destinos turísticos brasileiros a títulos de sucesso da plataforma, como "Cidade Invisível", gravada na Floresta Amazônica; "Casamento às Cegas Brasil", com temporadas filmadas em Trancoso (BA) e Bom Jardim da Serra (SC); e "Sintonia", que retrata paisagens urbanas da periferia de São Paulo.

Segundo Marcelo Freixo, o audiovisual é uma ferramenta estratégica para a promoção turística, influenciando escolhas de destinos e ampliando a visibilidade da cultura brasileira no exterior. A diretora da Netflix, Mariana Polidorio, destacou o compromisso de longo prazo com o Brasil, ressaltando que as produções contribuem para a economia, a cultura e o turismo nacional, tanto no mercado interno quanto internacional.

A parceria também resultará no lançamento de um guia de viagem, previsto para o final deste ano, com roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos brasileiros de destaque na Netflix, alinhados aos ativos culturais e naturais promovidos pela Embratur.

A iniciativa reforça o potencial do audiovisual como aliado estratégico na promoção do Brasil como destino turístico, além de consolidar a articulação entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Redação

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem