Coluna | De sonhos à realidade no turismo da Paraíba

Ponta do Seixas, em João Pessoa / Foto: Cácio Murilo, MTUR Destinos

Por Fabiano Vidal


É muito bom ver o que está acontecendo com o turismo na Paraíba, um estado que por muito tempo não aproveitou todo o seu potencial. As novidades sobre os grandes investimentos no Polo Turístico do Cabo Branco, junto com a busca por turistas de outros países e as ações para atrair visitantes brasileiros, mostram um futuro muito promissor para o setor.

Historicamente, o Polo Turístico do Cabo Branco foi um sonho que ficou no papel por décadas. Superar os vários problemas com ocupações irregulares e diminuir a burocracia foram passos essenciais para que o projeto saísse do lugar. O fato de grandes grupos, como o Tauá, terem apostado no projeto, mesmo quando muitos duvidavam, mostra uma mudança significativa. Hoje, o Polo não é mais só uma ideia, mas uma realidade em construção, com nove hotéis e dois parques já confirmados, e mais novidades a caminho. Um ponto interessante é a ideia de fazer com que o turismo se misture mais com a vida da cidade. A criação do Boulevard dos Ipês, que permitirá aos moradores de João Pessoa aproveitar os hotéis e parques sem precisar se hospedar, é uma ótima sacada. Isso não só torna o lazer mais acessível, mas também fortalece a economia local de forma mais ampla, criando um senso de comunidade. É o turismo funcionando como um motor para o desenvolvimento de todos, não apenas econômico.

A busca por turistas e investidores em outros países, liderada pelo vice-governador Lucas Ribeiro no Oriente Médio, mostra uma ambição necessária. Num mundo cada vez mais conectado, é fundamental procurar parcerias e investimentos fora do país. Projetos como o Polo Turístico Cabo Branco e o programa Paraíba Saneada (que busca levar água e esgoto para todos) são ótimos cartões de visita para mostrar a Paraíba no cenário internacional. O foco em saneamento é um detalhe importante, pois atrai investidores que demonstram preocupação com o tema da sustentabilidade.

No Brasil, a capacitação de agentes de viagem em Santa Catarina, por exemplo, é uma ação inteligente e direta. A Paraíba tem belezas únicas que vão além do "sol e mar", e comunicar essas qualidades de forma eficaz para quem vende os pacotes de viagem é essencial. Os agentes de viagem são muito importantes na decisão dos turistas, e investir nesse tipo de treinamento ajuda a aumentar a venda de pacotes para o nosso estado.

Em resumo, a Paraíba está investindo em planejamento e conexão, pensando no futuro do seu turismo. O que vemos hoje é a realização de um projeto de longo prazo, impulsionado por um foco claro no desenvolvimento. É um momento de grande otimismo para o turismo paraibano, que parece estar, finalmente, ganhando o destaque que merece tanto no Brasil quanto no exterior.

Fabiano Vidal

Técnico em Turismo, Turismólogo, Jornalista, Especialista em Marketing e Publicidade, autor do livro "Do Tambaú ao Garden - A História Moderna do Turismo da Paraíba", agraciado com Voto de Aplausos e a Medalha de Mérito Turístico 2008, ambos concedidos pela Assembléia Legislativa da Paraíba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem