![]() |
Prefeitos mineiros em visita à Casa do Artesão em Cabaceiras Foto: Divulgação |
Prefeitos de sete cidades mineiras participaram de uma missão técnica na Paraíba para conhecer experiências bem-sucedidas de empreendedorismo, turismo e desenvolvimento sustentável. A iniciativa, promovida pelo Sebrae Minas com o apoio do Instituto Soma Consultoria, através do consultor Arnaldo Júnior Farias, contou com a presença dos prefeitos Fernando Antônio (Rio Pomba), Fernando Gonçalves (Laranjal), Marcos Aurélio (Coronel Pacheco), Paulo Roberto (Goianá), Luís Helvécio (Piranga), Domingos Rivelli (Brás Pires) e Fagner Ferreira (Pedra Dourada), acompanhados pelos técnicos Paulo César Barroso (analista) e João Roberto (gerente), ambos do Sebrae Minas.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, recepcionou a comitiva, reforçando a importância da troca de experiências para o fortalecimento do empreendedorismo regional. O roteiro seguiu com visitas a diversas iniciativas no interior paraibano. Em Areia, a comitiva conheceu o restaurante Vó Maria e o trabalho de Luciana Balbino, que desenvolve atividades de ecoturismo na comunidade Chã de Jardim. O projeto oferece trilhas para caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo, além de uma pousada e um restaurante que valoriza produtos locais, cujo diferencial é a comercialização de itens produzidos na comunidade. Luciana também mantém uma loja de produtos artesanais e uma “rádio janela” que promove os negócios locais.
Outro destaque da visita foi a Cachaçaria Triunfo, onde Maria Júlia apresentou o processo de produção da cachaça e do chocolate. Ela explicou que o Engenho não conta com restaurante, por uma decisão estratégica de estimular o fluxo de turistas para outros negócios da cidade. A cachaçaria integra uma associação local que atua de forma cooperativa no fortalecimento do turismo.
Em Queimadas, os gestores conheceram a Casa do Empreendedor, que promove capacitações para pequenos negócios com o apoio de cinco agentes de desenvolvimento. O grupo foi recepcionado pelo coordenador Josias Farias e pela prefeita Delúsia Barros, que apresentou as políticas públicas na área da educação, inspiradas no modelo de Sobral, que elevaram o IDEB local a 7,8. A cidade conta ainda com um Mercado Público Municipal que reúne cerca de 350 boxes de comerciantes, proporcionando um ambiente organizado de compras, eventos e capacitação.
Em Cabaceiras, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Ricardo Jorge, que apresentou a história e os desafios da Festa do Bode Rei, evento que movimenta mais de R$ 15 milhões e inclui atividades culturais como concursos e exposições. Durante a festa, artesãos e produtores locais comercializam seus produtos, especialmente itens de couro fabricados pela Arteza – Cooperativa de Trabalho dos Curtidores e Artesãos de Couro da Ribeira de Cabaceiras, cuja produção é realizada por membros da comunidade e vendida em exposições e também online. A cidade, conhecida como “Roliúde Nordestina” por ter sido cenário de mais de 50 produções audiovisuais, explora seu potencial turístico com um city tour pelos locais de filmagem de séries e filmes, entre os quais o mais lembrado pelos visitantes é "O Auto da Compadecida", inspirado na obra de Ariano Suassuna.
A Cooperativa de Caprinovinocultores de Cabaceiras e Região (Capribov) também foi visitada, por ser um modelo de sucesso no desenvolvimento da caprinovinocultura no semiárido paraibano, com foco na produção de leite de cabra e seus derivados. O presidente Emerson Farias destacou a trajetória dos cooperados, que começaram com uma pequena produção e hoje abastecem programas governamentais, impulsionados pelo suporte institucional e pela melhoria genética do rebanho.
Segundo Arnaldo Júnior, consultor nacional do Sebrae Paraíba responsável pela organização da missão, o intercâmbio é uma oportunidade de conhecer políticas públicas, ações de inovação e práticas sustentáveis que podem inspirar novos projetos nos municípios mineiros.
Redação